Para aquecer o seu lar no inverno
O inverno acabou de começar, mas há semanas em várias cidades do Brasil as temperaturas já estão lá em baixo. No inverno, as casas tendem a ficar mais geladas, por isso sugerimos abaixo algumas dicas para deixar sua casa mais quentinha.
Para começar, pode-se substituir alguns elementos frios como os vidros e metais por elementos que costumam aquecer a casa no inverno, como o couro e a madeira. Cortinas de tecidos resistentes nas janelas ajudam a evitar o vento que entra pelas frestas. Se forem em cores escuras e quentes, melhor ainda pois elas absorvem mais o calor deixando o ambiente mais quente e confortável. Os tapetes também ajudam a manter a temperatura do chão mais alta, e você pode recolhe-los no verão.
Lâmpadas amarelas ao invés das brancas nos quartos também ajudam a aquecer o ambiente.
Para esquentar ainda mais o ambiente, existem as lareiras. Hoje temos opções de lareiras que não precisam de infraestrutura de gás ou chaminé para a exaustão da fumaça. Há modelos que utilizam álcool etanol como combustível e que podem ser instalados em mármores ou outras pedras, tornando a obra muito mais prática e barata. Além de promover conforto térmico para os ambientes, elas podem ser usadas tanto em áreas internas, como externas. É necessário que se mantenha uma ventilação no ambiente para o oxigênio manter-se estável.
E há ainda as lareiras portáteis, que funcionam à base de álcool, óleo especial ou bioetanol. Podem ser usadas em salas, quartos, ou escritórios - desde que tenham ventilação suficiente para prover a renovação de oxigênio no local - e também em ambientes externos como varandas e jardins. As lareiras portáteis vêm em kits completos. São fáceis de montar, e não necessitam de nenhuma instalação especial. Basta retirá-las da embalagem, encaixar o queimador e os vidros (nos modelos que tem vidros) nos espaços especificados e colocá-la no local desejado.
*Post inspirado aqui.