Alemanha lança projeto de ciclovia coberta, com hortas e pavimento inteligente
Qual ciclista convicto nunca quis desistir da bike naqueles dias de chuva intensa? Não tem roupa especial e capacete que ajudem quando o temporal aparece. Quando estamos viajando e não conhecemos bem a região onde iremos pedalar, o problema pode ficar um pouco pior. A não ser que você esteja em Berlim, é claro.
Um projeto de uma nova ciclovia inteligente e coberta com extensão de nove quilômetros está dando o que falar na cidade. A proposta conhecida como Radbahn pretende utilizar uma ciclovia existente e oferecer mais condições de segurança a ela, ao separá-la completamente do trânsito de carros. Partindo desse princípio, o projeto já começa estando 80% pronto.
Entre as melhorias propostas, há também o foco na sustentabilidade, já que o pavimento deverá ter a capacidade de transformar o atrito causado pelos pneus em energia – os recursos obtidos serão utilizados para iluminar o trajeto, que estará equipado com semáforos e placares informativos, e alimentar as instalações ao longo da ciclovia.
O percurso também deverá oferecer espaços para descanso como cafés, estações de serviços com assistência técnica e aluguel de bicicletas e até mesmo hortas urbanas disponíveis a quem passar por ali. A ciclovia deverá passar por baixo do viaduto U1 – embora a via já exista, a falta de segurança no local afasta os ciclistas, o que deverá ser resolvido com a implementação do projeto, ainda sem data para ser executado.
Confira o projeto de reestruturação:
Confira como está a ciclovia hoje:
Todas as fotos: Divulgação
Conteúdo extraído na íntegra daqui.
Em Balneário Camboriú, você pode alugar bicicletas na EcoRide para passear nas ciclovias.